segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sala de Aula Invertida e Tecnologia na Educação


Resumo: Este trabalho apresenta uma nova proposta de ensino a qual teve como intuito mudar a forma tradicional de ensino, onde o aluno é um agente na construção do conhecimento que é a Sala de Aula Invertida. Entretanto o uso das novas tecnologias muitas vezes é deixado de lado, porém estes recursos devem ser usufruídos por seus alunos por meio do corpo docente. Este artigo teve por objetivo propor uma nova forma de ensino através destas ferramentas. Os autores referenciados neste artigo são NISKIER (1993), MERCADO (2002), SANCHO (2003), SANTOS OLIVEIRA E ALVES (2016) e VALENTE (2014). O presente trabalho será desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, a qual Vergara (2004, p. 43) define como “um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.
Palavras–Chave:Tecnologias; Ensino; Âmbito Educacional.

1. INTRODUÇÃO

Diante do escopo histórico, nota-se que há necessidade, de um novo olhar voltado para o âmbito educacional, o qual respalda o ensino da Sala de aula invertida, bem como, as Tecnologias na Educação, o qual possibilita que a educação siga novos caminhos, onde o ensino tradicional deixe de ser adotado e os professores passem a seguir essa nova metodologia em que o aluno tem como possibilidade de ser também um agente do processo de ensino.
A sala de aula invertida tem como objetivo que o professor possa transmitir informação ao aluno de forma mais ampla e objetiva. O professor o disponibiliza online os materiais de estudo, assim os indivíduos terão uma vantagem que após a aula ele tenha acesso ao material para estudar e assim assimile quais foram às dificuldades encontradas, também tem acesso antes das aulas podendo ser mais participativas as aulas, diferente do ensino tradicional, em que apenas o professor expõe conhecimento. E o uso das tecnologias educacionais tem por objetivo que o ensino tenha uma melhor qualidade, mas para isso também é necessário que seja investido na formação dos docentes. O uso das tecnologias educacionais é uma ferramenta de ensino que auxilia os professores a melhorem sua didática.
Uma inversão do ensino proposta da qual irá promover aulas mais produtivas e participativas da qual possibilita uma melhor utilização do tempo e facilitará o trabalho para o professor, pois ele terá um tempo disponível para analisar seus alunos, do qual antes passava apresentando o conteúdo.

2. SALA DE AULA INVERTIDA
3. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A divisão visou que os dois assuntos a serem abordados do tema Sala de Aula Invertida e Tecnologia na Educação, fica-se mais claro possível para o leitor.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a nova proposta de ensino que é a Sala de Aula Invertida e o uso das Novas Tecnologias o professor tem em mãos uma ferramenta excelente para transformar o ensino, passar seus conhecimentos de forma mais clara através do uso da tecnologia.
Essa proposta possibilita que os alunos estejam mais presentes e participativos em suas aulas, e também instiga que o aluno busque por novos conhecimentos, e assim sua aula tem um aproveitamento maior do que apenas com o ensino tradicional do qual apenas o professor era o detentor do conhecimento.

5. REFERÊNCIAS

NISKIER, Arnaldo. Tecnologia Educacional: uma visão política. Petrópolis, RJ Editora Voves LTDA; 1993.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Maceió, Editora Edufal; 2002.

SANCHO, Juana María. Hernández, Fernando. Tecnologias para Transformar a Educação. Porto Alegre 2008.

SANTOS, Leandro Santana. OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. ALVES, André Luiz. Sala de Aula Invertida e Novas Tecnologias: Uma nova proposta de ensino. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/2169/707>. Acesso em: 02 Outubro 2016.

VALENTE, José Armando. Blendedlearninge as mudanças no ensino superior: a proposta dasala de aula invertida. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf>. Acesso em: 01 Novembro 2016.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: EditoraAtlas, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário