Resumo:
Este trabalho apresenta uma nova proposta de ensino a qual teve como intuito
mudar a forma tradicional de ensino, onde o aluno é um agente na construção do
conhecimento que é a Sala de Aula Invertida. Entretanto o uso das novas
tecnologias muitas vezes é deixado de lado, porém estes recursos devem ser
usufruídos por seus alunos por meio do corpo docente. Este artigo teve por
objetivo propor uma nova forma de ensino através destas ferramentas. Os autores
referenciados neste artigo são NISKIER (1993), MERCADO (2002), SANCHO (2003),
SANTOS OLIVEIRA E ALVES (2016) e VALENTE (2014). O presente trabalho será
desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, a qual Vergara (2004, p. 43)
define como “um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado
em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao
público em geral”.
Palavras–Chave:Tecnologias;
Ensino; Âmbito Educacional.
1. INTRODUÇÃO
Diante do escopo histórico,
nota-se que há necessidade, de um novo olhar voltado para o âmbito educacional,
o qual respalda o ensino da Sala de aula invertida, bem como, as Tecnologias na
Educação, o qual possibilita que a educação siga novos caminhos, onde o ensino
tradicional deixe de ser adotado e os professores passem a seguir essa nova
metodologia em que o aluno tem como possibilidade de ser também um agente do
processo de ensino.
A sala de aula invertida tem
como objetivo que o professor possa transmitir informação ao aluno de forma
mais ampla e objetiva. O professor o disponibiliza online os materiais de
estudo, assim os indivíduos terão uma vantagem que após a aula ele tenha acesso
ao material para estudar e assim assimile quais foram às dificuldades
encontradas, também tem acesso antes das aulas podendo ser mais participativas as
aulas, diferente do ensino tradicional, em que apenas o professor expõe
conhecimento. E o uso das tecnologias educacionais tem por objetivo que o
ensino tenha uma melhor qualidade, mas para isso também é necessário que seja
investido na formação dos docentes. O uso das tecnologias educacionais é uma
ferramenta de ensino que auxilia os professores a melhorem sua didática.
Uma inversão do ensino
proposta da qual irá promover aulas mais produtivas e participativas da qual
possibilita uma melhor utilização do tempo e facilitará o trabalho para o
professor, pois ele terá um tempo disponível para analisar seus alunos, do qual
antes passava apresentando o conteúdo.
2. SALA DE AULA INVERTIDA
3. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A divisão visou que os dois assuntos a serem abordados do
tema Sala de Aula Invertida e Tecnologia na Educação, fica-se mais claro
possível para o leitor.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a nova proposta de
ensino que é a Sala de Aula Invertida e o uso das Novas Tecnologias o professor
tem em mãos uma ferramenta excelente para transformar o ensino, passar seus
conhecimentos de forma mais clara através do uso da tecnologia.
Essa proposta possibilita
que os alunos estejam mais presentes e participativos em suas aulas, e também
instiga que o aluno busque por novos conhecimentos, e assim sua aula tem um
aproveitamento maior do que apenas com o ensino tradicional do qual apenas o
professor era o detentor do conhecimento.
5. REFERÊNCIAS
NISKIER,
Arnaldo. Tecnologia Educacional: uma visão política. Petrópolis, RJ Editora
Voves LTDA; 1993.
MERCADO,
Luís Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática.
Maceió, Editora Edufal; 2002.
SANCHO,
Juana María. Hernández, Fernando. Tecnologias para Transformar a Educação.
Porto Alegre 2008.
SANTOS,
Leandro Santana. OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. ALVES, André Luiz. Sala de
Aula Invertida e Novas Tecnologias: Uma nova proposta de ensino. Disponível em:
<https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/2169/707>.
Acesso em: 02 Outubro 2016.
VALENTE,
José Armando. Blendedlearninge as mudanças no ensino superior: a proposta
dasala de aula invertida. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf>. Acesso em: 01 Novembro 2016.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de
pesquisa em Administração. São Paulo: EditoraAtlas, 2004.
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