segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Hoje vamos descobrir um pouco sobre Educação à Distância...




A educação a distância é modalidade de ensino que se diferencia do tradicional por não ser presencial, onde alunos e professores possuem uma distancia física. Essa modalidade foi reconhecida oficialmente em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O processo de ensino/aprendizagem se dá através conectividade da internet, porém outros principais a serem destacados são materiais impressos, rádio e vídeos, televisão, o CD-ROM, telefone, teleconferências, fax e demais tecnologias semelhantes.
Segundo Moré, a EAD vem crescendo a cada dia nos mostrando que a sociedade esta aceitando esta modalidade de ensino. Um ponto forte é que ele possibilita ingressar no ensino superior o cidadão que não tem disponibilidade de estudar devido seu horário restrito, do qual independente do ambiente que estiver pode destinar seu tempo ao estudo, o que o curso presencial não lhe oferece tal beneficio.Um ponto frágil é que exige um maior comprometimento e disciplina do aluno e outro seria a baixa oferta do ensino EAD público.
A qualidade do curso não é superior nem inferior ao presencial, porém exige que o aluno assuma uma postura de pesquisador e colaborador no processo de busca do conhecimento, o estudo a distância também não é menos árduo que os presenciais, pois exige muito do aluno. Na busca para garantir a qualidade no curso EAD é necessário um processo didático diferenciado, pois a oralidade e o contato direto entre os mesmo é muito reduzido. O curso conta com uma equipe multidisciplinar, onde o professor tutor é o responsável por trabalhar na mediação direta entre aluno/professor formador/ conteúdo/avaliação.
Os modelos teóricos na EAD destacam sete autores: Teoria da Industrialização (Otto Peters); Teoria da Distancia, Transacional e Autonomia do Aprendiz (Michael Moore); Teoria da Conversação didática Guiada (Borje Holmberg); Teoria da reintegração dos atos de Ensino e Aprendizagem (Demond Keegan); Teoria da Comunicação e Controle do Aprendiz (D.R. Garrison); Teoria da Tridimensionalidade (Verdium e Clark). Tais modelos tem por objetivo organizar essa separação que acontece entre professor e aluno, para que ocorra a comunicação e diálogo, o qual é encontrado em cursos presenciais.
No Brasil a Educação a Distancia se consolidou em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1999 o Ministério da Educação cria a SEED - Secretaria de Educação a Distância para organização e implementação de cursos de treinamento e capacitação docente. Uma das principais políticas publicas é o Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006. Outra diretriz emergente é situada pela Portaria 2253/2001 do Ministério da Educação, esse documento regulariza a oferta de até 20% de carga horária a distância nos cursos de graduação presenciais. Essa condição exige reorganização das matrizes e oportuniza a flexibilização curricular na oferta presencial.
Hoje não é somente realizar um curso, seja ele a distancia ou presencial, exige-se que o aluno faça algo a mais, pois há muitas pessoas que fazem somente o que o professor solicita, porém quem se destaca é o profissional que apresenta algo diferente, o que é buscado pelas empresas e que nossos alunos merecem.

Referência:
MORÉ, Soraia Ay. Educação a Distância: Comodismo ou acessibilidade.  Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/56542/educacao-a-distancia-comodismo-ou-acessibilidade. Acesso em: 04 de setembro de 2016.



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