domingo, 23 de outubro de 2016

Nosso assunto de hoje é sobre as redes sociais, como ela pode contribuir para a educação...



As redes sociais estão presente no dia a dia desses alunos, e o uso da mesma pode ser um meio de mediação de conhecimento, a qual o professor utiliza as redes sociais e as comunidades de aprendizagem como uma ferramenta de comunicação entre aluno/professor. Ele encaminha seus documentos, e os alunos irão ter acesso, assim realizando suas leituras e podendo haver fórum de discussão entre os mesmos. Possibilita ampliar suas fontes de informação, sendo como um agente de noticia, uma ferramenta virtual, utilizado pelas instituições de ensino de modo a incrementar os níveis de aprendizado dos alunos.
O professor tem diversas possibilidades pedagógicas na internet, porém ela reflete na mudança em sua prática pedagógica em sala. Ele se dá por exemplo através de grupos de estudos no facebook, onde o professor tem a possibilidade de encaminhar arquivos para estudos e debates, também através de oficinas/laboratório, levando-os a conhecer links, textos, hipertextos de imagens para criação de objetos de aprendizagem com alimentação do Pendrive para fins didático-pedagógico.
O professor tem um grande desafio ao inserir em sua disciplina o uso da internet, pois exigirá do mesmo novas estratégia de ensino. Ela pode ser utilizada, porém parte do professor a escolha de inserir em suas aulas ou não. Ela pode ocorrer através de plataformas virtuais informais as quais permitem a relação e interação entre as pessoas, podendo ser youtube, twitter, blogs, orkut facebook e outros, o facebook é o mais solicitado pelos alunos. Em geral as atividades virtuais formais de aprendizagem ocorre hoje em ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle, Bleeck Word, entre outros, que as Instituições, Universidades, utilizam para oferecer e realizar os seus cursos, como apoio nas atividades presenciais nos cursos presenciais.
Para que isso ocorra com aproveitamento esperado é necessário alguns cuidados: o professor realizar a mediação do grupo de estudos, e orientar os alunos; disponibilizar conteúdos extras para os alunos, porém não somente por esses meios, pois tem alunos que não possuem redes sociais; promover debates interessante entre os alunos, podendo ser as atualidades, pois sempre são cobradas em vestibulares; promover calendários virtuais, podendo ser visitas a diferentes lugares, e também datas de entrega de trabalhos e de avaliações; organizar um chat de duvidas, onde o professor marca um horário para auxiliá-los, porém vale lembra não pode ser a única forma de auxiliá-los. Também alguns cuidados a serem tomados nas redes é estabelecer previamente as regras do jogo e não excluir alunos que estão fora das redes sociais.
Contudo o uso dessa ferramenta pedagógica, para a prática possibilita a criação, interação e comunicação, cabe ao professor estabelecer tal uso, para assim enriquecer sua forma de ensino e aprendizado de seus alunos.

Referências:

COPPOLA, Neusa Ciriano, RAMOS, Marli. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf>. Acesso em: 03 julho 2016.

PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml>. Acesso em: 03 julho 2016.





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