As redes
sociais estão presente no dia a dia desses alunos, e o uso da mesma pode ser um
meio de mediação de conhecimento, a qual o professor utiliza as redes sociais e
as comunidades de aprendizagem como uma ferramenta de comunicação entre aluno/professor.
Ele encaminha seus documentos, e os alunos irão ter acesso, assim realizando suas
leituras e podendo haver fórum de discussão entre os mesmos. Possibilita ampliar
suas fontes de informação, sendo como um agente de noticia, uma ferramenta
virtual, utilizado pelas instituições de ensino de modo a incrementar os níveis
de aprendizado dos alunos.
O
professor tem diversas possibilidades pedagógicas na internet, porém ela
reflete na mudança em sua prática pedagógica em sala. Ele se dá por exemplo através
de grupos de estudos no facebook, onde o professor tem a possibilidade de
encaminhar arquivos para estudos e debates, também através de
oficinas/laboratório, levando-os a conhecer links, textos, hipertextos de
imagens para criação de objetos de aprendizagem com alimentação do Pendrive
para fins didático-pedagógico.
O professor tem um grande desafio ao inserir em sua
disciplina o uso da internet, pois exigirá do mesmo novas estratégia de ensino.
Ela pode ser utilizada, porém parte do professor a escolha de inserir em suas
aulas ou não. Ela pode ocorrer através de plataformas virtuais informais as
quais permitem a relação e interação entre as pessoas, podendo ser youtube, twitter,
blogs, orkut facebook e outros, o facebook é o mais solicitado pelos alunos. Em
geral as atividades virtuais formais de aprendizagem ocorre hoje em ambientes
virtuais de aprendizagem como o Moodle, Bleeck Word, entre outros, que as Instituições,
Universidades, utilizam para oferecer e realizar os seus cursos, como apoio nas
atividades presenciais nos cursos presenciais.
Para que isso ocorra com aproveitamento esperado é
necessário alguns cuidados: o professor realizar a mediação do grupo de
estudos, e orientar os alunos; disponibilizar conteúdos extras para os alunos,
porém não somente por esses meios, pois tem alunos que não possuem redes
sociais; promover debates interessante entre os alunos, podendo ser as
atualidades, pois sempre são cobradas em vestibulares; promover calendários
virtuais, podendo ser visitas a diferentes lugares, e também datas de entrega
de trabalhos e de avaliações; organizar um chat de duvidas, onde o professor
marca um horário para auxiliá-los, porém vale lembra não pode ser a única forma
de auxiliá-los. Também alguns cuidados a serem tomados nas redes é estabelecer
previamente as regras do jogo e não excluir alunos que estão fora das redes
sociais.
Contudo o uso dessa ferramenta pedagógica, para a
prática possibilita a criação, interação e comunicação, cabe ao
professor estabelecer tal uso, para assim enriquecer sua forma de ensino e
aprendizado de seus alunos.
Referências:
COPPOLA, Neusa Ciriano,
RAMOS, Marli. O uso do computador e da
internet como ferramentas pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf>. Acesso em: 03 julho 2016.
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